Equipe ágil: Quer entender o que é um time Ágil e aprender como se tornar um?
Com toneladas de empresas adotando a abordagem Agile para seus projetos, ela está rapidamente se tornando a abordagem de gerenciamento para maior produtividade.
Mas o que é uma equipe Ágil ? E como sua equipe pode se tornar uma?
Aqui está tudo o que você precisa saber.
Vamos começar.
Equipe ágil: O que é ?
Uma equipe Agile é uma equipe de projeto especializada criada para lidar com as necessidades do gerenciamento de projetos Agile .
No entanto, antes de explicarmos a estrutura da equipe Agile , é essencial entender o que é o gerenciamento de projetos Agile :
O que é gerenciamento ágil de projetos ?
O gerenciamento ágil de projetos é um método moderno de gerenciamento de projetos que divide um projeto completo em ciclos de desenvolvimento menores . Ao dividir seu projeto em ciclos menores, você poderá incorporar o feedback do cliente continuamente e fornecer a eles um produto final que os satisfaça.
Esses ciclos, ou “sprints”, são atribuídos a diferentes equipes de projetos ágeis independentes em sua empresa para aumentar a velocidade e a eficiência.
Com base no Manifesto Ágil, esse processo de gerenciamento prioriza o desenvolvimento orientado a testes em resposta ao feedback do cliente.
Como esses sprints ajudam?
Com esses sprints, você pode dividir seu projeto para incorporar o feedback do cliente em todos os níveis.
Por exemplo, se você estiver trabalhando em um aplicativo, poderá desenvolver um recurso durante cada sprint. Após a conclusão de cada recurso (sprint), você pode pedir a seus clientes que experimentem e dar feedback sobre o que eles gostam e não gostam.
Depois de incorporar o feedback deles, você pode passar para o próximo conjunto de recursos (sprint)!
Como isso ajuda?
Como você não está presumindo o que um cliente deseja, pode fornecer a ele um produto final que foi realmente construído com a contribuição dele!
A estrutura da equipe ágil
As equipes ágeis geralmente são equipes pequenas e de alto desempenho de 5 a 11 membros com habilidades complementares . Ao contrário de outras equipes de projeto , as equipes de projeto Agile precisam ser muito adaptáveis e autossuficientes.
Por que?
Porque eles precisam lidar com as mudanças nas demandas dos clientes em cada estágio do projeto !
Para alcançar essa dinâmica de equipe , eles normalmente são estruturados assim:
A. Dono do produto
O product owner é o elo entre o cliente e a equipe. Eles supervisionarão toda a operação e coletarão feedback dos clientes. Eles retransmitem as demandas do cliente para a equipe de projeto e garantem que a equipe permaneça focada nessas demandas.
B. Gerente de Projeto
O gerente de projeto mantém os membros da equipe responsáveis e os ajuda quando necessário. Os gerentes obtêm o feedback do cliente do proprietário do produto e orientam a equipe durante o sprint.
C. Membros da Equipe
Os membros da equipe são os que trabalham no projeto . Embora sejam em sua maioria autossuficientes, o gerente de projeto pode orientá-los a se concentrar em suas tarefas e atividades.
D. Partes interessadas do projeto
Embora não estejam necessariamente envolvidos no desenvolvimento do projeto, as partes interessadas do projeto têm uma conexão com ele.
As partes interessadas incluem membros com diferentes conjuntos de habilidades, como gerentes de projeto sênior , profissionais de marketing e membros da equipe de suporte , cujas contribuições orientam o projeto na direção certa.
Uma nota sobre a equipe Scrum
Lembre-se, o gerenciamento ágil de projetos é um estilo de gerenciamento amplo com muitas variações.
Dessas variações, a abordagem Scrum é um dos métodos ágeis mais populares . Ao contrário de outras variações do Agile, o Scrum tem uma estrutura de equipe muito específica.
Aqui está uma visão mais detalhada do processo Scrum e sua formação de equipe:
- O Processo Scrum – Assim como o processo Ágil , o Scrum divide um grande projeto em partes pequenas que as equipes de projeto (equipes Scrum) lidam uma a uma.
- A Equipe Scrum – A equipe Scrum perfeita geralmente é uma equipe pequena de 5 a 6 membros. O gerente de projeto se torna o “Scrum Master” e lida com as reuniões diárias do Scrum para manter os membros da equipe no caminho certo.
Como uma equipe ágil se compara a outras equipes?
As atividades tradicionais da equipe de projeto são muito rígidas e estruturadas.
Normalmente, nesses sistemas, departamentos inteiros estão envolvidos – o que pode estender a vida útil de um projeto para mais de três a quatro meses!
Veja como o Agile melhora esses métodos tradicionais:
A. Melhor equipado para lidar com as mudanças nas necessidades dos clientes
Os projetos tradicionais geralmente não incorporam o feedback do cliente até que o produto já esteja concluído e lançado.
Embora isso permita que as equipes trabalhem ininterruptamente, pode fazer com que os clientes recebam um produto que não atenda às suas necessidades.
Como o processo de desenvolvimento Agile dá aos seus clientes amplas oportunidades de feedback, é fácil adaptar um produto final às suas necessidades. Você não está criando um produto com o que acha que eles querem – na verdade, você os está envolvendo!
As equipes tradicionais não têm capacidade para fazer alterações frequentes no produto.
Mas equipes ágeis são – bem – ‘ágeis!’ Eles são estruturados para se adaptar rapidamente às mudanças de direção de acordo com o feedback do cliente.
B. Melhor prestação de contas
Um dos principais problemas com o gerenciamento de projetos tradicional é a falta de responsabilidade. Com grandes projetos realizados por grandes grupos de pessoas, é fácil para os funcionários não saberem sua função exata ou o que se espera deles.
Com as práticas ágeis, no entanto, todos sabem exatamente o que devem fazer.
Por que?
- Como a equipe é muito pequena, é fácil para todos saberem exatamente o que lhes foi atribuído
- Com um gerente de projeto (ou Scrum master ) e o proprietário do produto supervisionando as coisas, eles podem obter feedback rápido sobre seu trabalho imediatamente
Além disso, como uma entrega Agile pode mudar constantemente em prazos tão curtos, todos TEM que estar no topo de tudo para fazer as coisas a tempo!
Como uma equipe ágil pode aumentar sua produtividade?
Equipes ágeis são equipes pequenas e autossuficientes, onde as contribuições de cada membro são valorizadas. Como a estrutura da equipe Agile permite tempos de resposta rápidos, é mais fácil manter o orçamento.
Embora a abordagem Agile costumava ser limitada ao desenvolvimento de software, esse não é mais o caso.
O desenvolvimento ágil de software não é a única maneira de se beneficiar dessa abordagem.
Agile pode ajudar qualquer equipe!
Veja como:
1. Tempos de resposta mais rápidos
À medida que você divide seus projetos em partes menores e gerenciáveis, fica mais fácil lidar com eles.
Além disso, como os métodos ágeis são criados para lidar com as demandas de projetos em constante mudança , o feedback não retarda a entrega ágil da mesma forma que os projetos tradicionais são afetados.
2. Custo-benefício das equipes ágeis
Como a estrutura da equipe Agile permite tempos de resposta rápidos, é mais fácil manter o orçamento.
Pense nisso .
Como você tem as habilidades para lidar com demandas em constante mudança, os aumentos de escopo não afetarão os resultados de uma equipe Agile da mesma forma que uma equipe tradicional é afetada.
3. Melhor moral dos funcionários
Como as equipes ágeis são equipes pequenas e autossuficientes, as contribuições de cada membro são valorizadas. Todos, desde os membros da equipe Agile até as partes interessadas , têm um papel vital a desempenhar, o que pode aumentar seu senso de realização.
Além disso, como os gerentes de projeto devem apenas orientar a equipe na direção certa, cabe à equipe fazer as coisas por conta própria. Isso aumentará sua autoconfiança – aumentando sua moral geral.
4. Entregue projetos de alta qualidade que satisfaçam as necessidades do cliente
O teste final de produtividade é um produto final que os clientes adoram!
Como suas equipes de alto desempenho estão constantemente recebendo feedback dos clientes em todos os seus lançamentos de sprint, você poderá oferecer a seus clientes um produto final que satisfaça suas necessidades.
Meça a produtividade da sua equipe Agile com essas 12 métricas Agile ! 💜
Como se tornar uma equipe ágil
Um estudo de caso recente da ClickUp descobriu que 51% dos trabalhadores americanos sentem que perdem pelo menos uma hora por dia sendo ineficientes no trabalho.
Se você seguir essas práticas recomendadas do Agile , poderá criar equipes de alto desempenho criadas para um trabalho rápido e eficiente.
Aqui está um passo a passo sobre como se tornar uma equipe Agile :
1. Apresente a metodologia e as regras
Antes de sua equipe se tornar uma equipe Agile , ela precisa entender quais são as práticas Agile , certo?
Explique a metodologia e as funções da equipe e explique por que você está mudando para esse método de gerenciamento . Descreva seus benefícios e como isso difere do que eles já estavam fazendo.
Esclarecer isso no início facilitará a adoção da mentalidade ágil para sua equipe.
2. Planeje seu primeiro mês
Depois de explicar o processo Agile para eles, você pode começar a construir um ambiente Agile
O primeiro passo é selecionar um projeto , construir seu product backlog e dividi-lo em sprints (seu product backlog são todos os itens nos quais você trabalhará em um projeto). Além disso, analise quantas equipes de sprint você terá e no que cada uma estará trabalhando.
É essencial incluir sua equipe neste processo de planejamento do sprint e obter suas contribuições.
Por que?
Ao envolvê-los aqui, você os está familiarizando com a responsabilidade de fazer as coisas sozinhos.
3. Decida as funções da equipe
Em seguida, decida as funções dos membros da equipe do sprint .
É vital selecionar primeiro um proprietário do produto e depois os gerentes de projeto para cada sprint. Normalmente, o proprietário do produto deve ser alguém familiarizado com a metodologia Agile e experiente em lidar com clientes e transmitir feedback.
Seus gerentes de projeto podem ser funcionários experientes que você gostaria de transformar em gerentes ou mestres Scrum eventualmente.
No entanto, isso não significa que sua equipe de projeto Agile deva ser inexperiente.
Lembre-se de que os membros da equipe do sprint precisam ser autossuficientes e ter conjuntos de habilidades complementares .
É por isso que é uma boa ideia ter um projeto de teste para ajudar todos a adotar a mentalidade ágil em um ambiente ágil sem riscos. Isso aumentará sua confiança – ajudando-os a entender melhor suas funções de equipe enquanto lidam com as necessidades do gerenciamento de equipes de projetos Agile.
4. Realizar Reuniões Ordinárias
Uma parte essencial da construção de um ambiente ágil é a realização de reuniões regulares.
Isso mantém todos informados sobre o processo de desenvolvimento e responsabiliza todos.
O gerenciamento ágil geralmente tem dois tipos diferentes de reuniões regulares da equipe:
- Standups diários: são reuniões diárias para repassar o que você fez ontem, o que está tentando fazer hoje e em que precisa de ajuda. É um bom lugar para avaliar como as coisas estão indo e construir a dinâmica de sua equipe .
- Retrospectivas de sprint : são reuniões de revisão realizadas após a conclusão de um sprint. Aqui, você repassa como foi o sprint, o que deu errado, o que você gostou e muito mais. É uma excelente maneira de obter os dados necessários para lidar com novas histórias de usuários (sprints) no futuro.
5. Use um software de gerenciamento de projetos baseado em Agile
Se você deseja implementar todas essas etapas, precisará do software de gerenciamento de projetos certo. Isso ajudará você a centralizar todos os seus processos Agile para ficar por dentro de tudo com facilidade.
Uma boa ferramenta de gerenciamento de projetos Agile ajudará você a:
- Desenvolva e mantenha o backlog do produto
- Planeje e acompanhe seus sprints
- Comunique-se com sua equipe
Assim, você não terá problemas para implementar o método Agile em todos os seus projetos!
Como gerenciar uma equipe ágil com o ClickUp: a plataforma de gerenciamento de projetos ágil nº 1
Você não pode gerenciar uma equipe Agile sem a ferramenta Agile certa, certo?
É por isso que o ClickUp foi desenvolvido para gerenciamento de projetos Agile!
ClickUp é a ferramenta de gerenciamento de projetos mais bem avaliada do mundo . É usado por entidades pessoais, grandes empresas e pequenas empresas e possui vários recursos para manter seus projetos Agile no caminho certo!
Usar o ClickUp é super fácil e ajudará você a se tornar uma equipe Agile rapidamente.
Veja como o ClickUp ajuda sua equipe Agile :
1. Adapte-se a diferentes preferências de gerenciamento com várias visualizações
Um ambiente Agile ideal é altamente adaptável a mudanças.
É por isso que sua ferramenta de gerenciamento Agile também precisa refletir isso!
Felizmente, é exatamente isso que você obtém com o ClickUp.
Em vez de utilizar uma ferramenta de gestão rígida que o obriga a adaptar-se à sua interface, o ClickUp dá-lhe múltiplas vistas para adaptar à sua equipa !
Veja como são essas visualizações:
1) Visualizações de Tarefas Necessárias
O ClickUp tem duas exibições de tarefas necessárias que se adaptam a diferentes abordagens de gerenciamento de projetos :
A. Visualização do Quadro
A visualização de quadro do ClickUp é ótima para os fãs da abordagem Kanban Agile . Ele ajuda você a mover tarefas rapidamente para acompanhar os princípios de desenvolvimento Agile . Tudo o que você precisa é de uma olhada rápida para determinar em quais estágios seus projetos estão e movê-los instantaneamente!
B. Exibição de lista
Essa é uma ótima visualização para gerentes de projeto que lidam com seu trabalho com listas de tarefas no estilo GTD . Aqui, as tarefas do membro da sua equipe são listadas em uma lista de verificação simples . À medida que avança, você pode marcar suas tarefas e passar para o próximo sprint.
ClickUp
2) Visualização de caixa
A visualização Box é a visualização perfeita para qualquer equipe Agile . É uma visão geral de alto nível de todas as tarefas que sua equipe tem atualmente em andamento.
Como você usa essa visualização para equipes ágeis
Os gerentes de projeto podem usá-lo para obter uma visão geral de alto nível de tudo o que está acontecendo. Como as tarefas do sprint são classificadas por responsável , os gerentes de projeto podem descobrir imediatamente no que cada membro da equipe está trabalhando e fazer as alterações necessárias.
3) Visualização do Calendário
A visualização de Calendário do ClickUp ajuda os gerentes de projeto a planejar e gerenciar seu cronograma de trabalho rapidamente. Você pode verificar todas as suas próximas tarefas e se preparar rapidamente para elas.
Usando esta visualização com equipes ágeis:
Você pode usar essa exibição para planejar o sprint e acompanhar suas próximas tarefas . Você pode até usá-lo para identificar quando poderá adicionar itens do seu backlog.
Como o desenvolvimento Agile envolve mudanças e adaptações, um gerente de projeto pode até mesmo alternar entre as exibições de calendário.
Os gerentes de projeto podem visualizar seu calendário como:
- Dias: para visualizar as tarefas do projeto agendadas em uma determinada data
- 4 dias: para visualizar as tarefas agendadas em um período contínuo de quatro dias
- Semana: para ver sua programação de sprint semanal
- Mensalmente: para ver o roteiro do seu projeto para o próximo mês
4) Modo Eu
O modo “Eu” do ClickUp destacará apenas comentários, subtarefas e listas de tarefas atribuídas a você. Isso minimizará as distrações – ajudando você a se concentrar melhor em suas tarefas.
2. Acompanhe seus sprints ágeis com listas de sprint
Se você deseja gerenciar sprints com eficácia, precisará criar listas de sprint, certo?
Veja como fazer isso no ClickUp:
Com o ClickUp, você pode acompanhar todos os seus projetos, tarefas e subtarefas com listas de verificação. Dessa forma, você pode criar listas de sprint que detalham as entregas por um período. Simplesmente marque os itens dessas listas à medida que avança para o próximo sprint.
Você pode facilmente fazer seu planejamento de sprint e até adicionar pontos de scrum a cada uma dessas listas para lidar facilmente com o backlog do produto .
Os gerentes de equipes ágeis também podem usar essas listas de verificação como referências em suas reuniões scrum com suas equipes de desenvolvimento .
Veja como configurar um fluxo de trabalho Agile!
3. Acompanhe visualmente seus projetos com painéis ágeis
Ao seguir as práticas ágeis, é importante acompanhar visualmente todos os seus dados. Isso torna mais fácil fazer um balanço rápido de suas entregas e agir sobre elas.
Veja como fazer isso no ClickUp:
Os Dashboards do ClickUp são ideais para visões gerais de alto nível das atividades de sua equipe Agile. Você pode adicionar suas listas de sprint e tarefas a esses painéis para ver como as coisas estão progredindo.
Aqui está uma visão mais detalhada das diferentes coisas que você pode rastrear:
A. Gráficos de velocidade
Com o gráfico de velocidade do ClickUp, você pode determinar rapidamente a taxa de conclusão de suas tarefas . Ele divide suas tarefas em intervalos semanais ou quinzenais e sua velocidade média é exibida aqui.
O ClickUp também agrupa automaticamente os dados da sua lista de sprint para facilitar a adição aos seus gráficos!
B. Gráficos de Burndown
Com os gráficos de burndown do ClickUp, você pode ver o desempenho de sua equipe em relação a uma linha de destino. Dessa forma, você pode ver facilmente quanto trabalho ainda resta a ser feito.
Aqui está o que um gráfico de burndown destaca:
- Meta de progresso : o ritmo ideal de conclusão de tarefas necessário para cumprir seus prazos
- Progresso projetado : sua taxa de tendência atual com base nas tarefas concluídas atualmente
- Ativo: o número real de tarefas atualmente concluídas
C. Gráficos de queima
Os gráficos de burnup mostram o que foi concluído em relação ao seu escopo restante.
Dessa forma, você faz um balanço do que conquistou até aqui e pode motivar sua equipe a chegar à linha de chegada.
D. Fluxogramas cumulativos
Com o fluxograma cumulativo do ClickUp, você pode visualizar e acompanhar o andamento do projeto ao longo do tempo. Como suas tarefas são codificadas por cores de acordo com seu status, você pode determinar rapidamente onde as coisas estão e identificar imediatamente os gargalos!
4. Mantenha seu projeto ágil avançando com comentários atribuídos
A entrega ágil tem tudo a ver com ser rápida e eficiente, certo?
Mas e se sua equipe estiver demorando muito para agir sobre seus comentários?
Como você manterá seus projetos no caminho certo?
Veja como você pode usar o ClickUp para evitar que isso aconteça:
O software de gerenciamento de projetos permite converter instantaneamente um comentário em uma tarefa e atribuí-la a um membro da equipe . Eles serão notificados sobre isso e até aparecerão na bandeja de tarefas para ajudá-los a começar imediatamente.
Assim que terminarem, eles podem marcar o comentário como resolvido para eliminar quaisquer acompanhamentos desnecessários.
5. Facilite a colaboração do projeto com seções de comentários
A colaboração ativa da equipe é um dos elementos mais importantes de qualquer software de gerenciamento de projetos Agile . Sua equipe precisa usá-lo rapidamente para comunicar as atualizações do projeto e colaborar no processo de desenvolvimento .
Veja como implementá-lo usando o ClickUp:
Cada tarefa vem com sua própria seção de comentários dedicada para ajudar sua equipe a trocar arquivos e ideias. Eles podem até marcar pessoas e compartilhar atualizações do projeto para mantê-lo em andamento.
O software de gerenciamento de projetos também pode se integrar a várias ferramentas de comunicação, como Slack e Skype, para garantir que a comunicação eficiente do projeto esteja sempre a apenas um clique de distância!
6. Gerencie vários estágios do projeto Agile com status personalizados
A beleza dos métodos ágeis é que eles podem ser aplicados a vários domínios diferentes.
Não importa se são funis de vendas , marketing ou desenvolvimento de website/software – você pode aplicar Agile a tudo!
Mas só porque você pode usar a mesma metodologia para diferentes projetos não significa que sejam idênticos.
Cada projeto tem seus próprios estágios e requisitos específicos de nicho. Nossa ferramenta Agile deve ser capaz de lidar com essas variações.
Como o ClickUp ajuda você com isso:
As ferramentas tradicionais de gerenciamento de projetos geralmente fornecem um conjunto padrão de status do projeto . ClickUp, no entanto, permite personalizá- los!
Dessa forma, você não fica preso a um conjunto predefinido de status que não reflete com precisão os estágios do seu projeto .
Por que isso seria um problema?
Imagine usar o mesmo conjunto de status para suas postagens de blog e para seus projetos de desenvolvimento de software !
No entanto, com os status personalizáveis do ClickUp, isso não é um problema.
Você pode ser tão criativo e detalhado quanto quiser – “Revisão Editorial”, “Teste Beta”, “ Wireframing”, “Verificação de Qualidade” – depende inteiramente de você!
No entanto, esses não são todos os recursos do ClickUp.
Esta ferramenta de gerenciamento de projetos também oferece recursos úteis como:
- Prioridades – para ajudar sua equipe a lidar primeiro com as tarefas e subtarefas mais importantes
- Dependências – para tentar suas tarefas na ordem certa
- Gráficos de Gantt – para mapear o progresso do seu projeto facilmente
- Documentos – para criar documentação abrangente para seus negócios e projetos
- Relatórios e insights detalhados – para análises completas de como sua equipe e negócios estão se saindo
- Um rastreador de tempo nativo – para gerenciamento de tempo eficiente
- Aplicativos móveis poderosos para iOS e Android – para ajudá-lo a manter o controle de seus projetos, mesmo quando estiver em movimento
- Modelos – Use os modelos Agile do ClickUp para gerenciar sua equipe Agile
Conclusão
Tornar-se uma equipe Agile é uma das maneiras mais fáceis de aumentar sua produtividade, reduzir os tempos de resposta e entender melhor os clientes.
Se você pretende adotar a metodologia Agile , por que não experimentar um software de gerenciamento de projetos como o ClickUp?
Ele tem tudo o que você precisa para gerenciar sua equipe e projetos Agile sem esforço!
ULTIMOS VÍDEOS
Descubra qual é a melhor licença para você e seu time
Aproveite para conferir outros conteúdos sobre ClickUp
ClickUp Release 3.36: Filtros por relacionamento, pré-visualizações de links do Microsoft Teams e nova página “Meu trabalho” no celular
Nas atualizações do ClickUp desta semana, trazemos a capacidade de filtrar por relacionamentos, pré-visualizações de [...]
nov
Entediado no trabalho: 50 coisas produtivas para fazer!
Mesmo nos dias mais lotados, você se encontrará com algumas pausas estranhas em suas mãos. Se [...]
ago
CRM para Vendas: Por que investir em um CRM para sua Empresa
CRM para Vendas: Por que investir em um CRM para sua EmpresaVocê já considerou o [...]
jun
Eventos com ClickUp: Como planejar um evento de conferência virtual
Então, você deseja hospedar uma conferência virtual. Ótimo! Os eventos virtuais estão experimentando um grande brilho [...]
jun
Guia definitivo para desenvolvimento ágil de produtos (2023)
Quer aprender sobre o desenvolvimento ágil de produtos ? Esteja você construindo software ou fabricando produtos de hardware , [...]
jun
Como criar um plano de produtividade com modelos
Você já se sentiu como se não estivesse fazendo o suficiente? Como se você estivesse [...]
jul
Celebrando o Dia do Trabalho e Aumentando a Produtividade com ClickUp
No início de maio, muitos países ao redor do mundo celebram o Dia do Trabalho, [...]
maio
ClickUP Integrações : 6 Ferramentas que performam muito bem com a ClickUP
ClickUP Integrações: você está pronto para desbloquear os poderes da ClickUP?!A ClickUp é uma plataforma [...]
abr