Clickup modelos prontos: Um mergulho profundo na priorização RICE para uso

Novas ideias fantásticas, pesquisas de mercado, feedback dos usuários – você tem tudo para criar os produtos perfeitos. Mas como você decide quais tarefas ou ideias abordar primeiro?

Seja qual for a escolha que você fizer, você deve justificá-la aos acionistas e à sua equipe. E o que é melhor do que uma pontuação de priorização para fazer isso?

Neste mundo altamente competitivo, onde cada tarefa e ideia compete por atenção e recursos, dominar a arte da priorização é crucial. Usar uma estrutura como a priorização RICE (Alcance, Impacto, Confiança e Esforço) pode ajudá-lo a quantificar suas ideias e fornecer uma base para selecionar uma ideia específica em detrimento de outras. 

Este artigo discutirá os detalhes do modelo de pontuação RICE e como ele pode transformar sua tomada de decisão. 

O que é priorização RICE ?

O modelo RICE é uma estrutura de priorização usada no gerenciamento de produtos e desenvolvimento de projetos para avaliar e priorizar tarefas, recursos ou projetos, pontuando-os com base em quatro critérios. 

ARROZ significa:

  • R – Alcance: Alcance mede o número de usuários ou partes interessadas que serão afetados por uma determinada tarefa ou recurso
  • I – Impacto: O impacto avalia o potencial efeito positivo que uma tarefa ou recurso pode ter no produto, nos usuários ou nas metas de negócios
  • C – Confiança: A confiança representa o nível de certeza ou confiança que a equipe tem em suas estimativas de impacto e esforço para uma determinada tarefa ou recurso
  • E – Esforço: O esforço mede os recursos, incluindo tempo, força de trabalho e orçamento, necessários para concluir uma tarefa ou implementar um recurso

O método RICE ajuda a fornecer estrutura e objetividade durante a tomada de decisões, facilitando uma melhor gestão de prioridades e decisões objetivas. 

A fórmula para o método RICE é a seguinte:

Pontuação RICE = (Alcance x Impacto x Confiança) / Esforço

Com essa pontuação fica mais fácil decidir a ordem do projeto e as tarefas prioritárias. 

A origem do modelo de pontuação RICE

Sean McBride, ex-gerente de produto da Intercom, co-desenvolveu a estrutura RICE. Ele e seus colegas lutaram para encontrar uma estrutura de priorização que melhor atendesse às suas necessidades de tomada de decisão. 

Um dos problemas comuns que os gerentes de produto enfrentam é selecionar projetos com base em perspectivas pessoais ou com alcance mais amplo. Assim, McBride desenvolveu a pontuação RICE para resolver problemas relacionados à tomada de decisões objetivas.

Como funciona a priorização do RICE?

Anteriormente, discutimos resumidamente os componentes da pontuação RICE. Nesta seção, vamos nos aprofundar neles um por um. 

Alcançar 

O primeiro componente da estrutura RICE é Reach. Mede o número de pessoas que um projeto afeta em um determinado período. Quanto maior o alcance, maior será o número de pessoas que o projeto beneficiará. Normalmente é medido ao longo de um mês ou trimestre. 

Para calcular o alcance, você pode definir qual categoria de usuários está considerando. No entanto, é melhor usar medições reais de métricas de produto . 

Por exemplo, suponha que você esteja lançando um novo recurso de colaboração em sua plataforma de avaliação , com 100.000 usuários ativos mensalmente.  

A primeira etapa é identificar o público potencial ou base de usuários que esse recurso terá impacto ao longo de um mês (ou trimestre). Digamos que você estima que esse recurso seja relevante para 40% da sua base de usuários. Portanto, seu alcance é de 40.000 usuários.  

Impacto

O impacto avalia o efeito potencial de uma tarefa, recurso ou projeto em usuários individuais. No alcance, você mede o número de pessoas impactadas por um recurso. No impacto, você mede o quanto as pessoas são afetadas. 

Portanto, no exemplo acima, você pode verificar o quanto o recurso de colaboração aumentará o envolvimento do usuário e a colaboração da equipe. 

Normalmente medimos o impacto com um objetivo maior. McBride usou uma escala de múltipla escolha para isso:

  • 3 = Impacto massivo
  • 2 = Alto impacto
  • 1 = Impacto médio 
  • 0,5 = Baixo impacto
  • 0,25 = Impacto mínimo

Você não precisa usar a mesma escala. Você pode escolher aquele que atende às suas necessidades. 

Um ponto crucial a lembrar ao medir isso é que você precisa definir metas claras para cada projeto antes de usar a pontuação RICE. E a melhor forma de fazer isso é colaborando com sua equipe e stakeholders. Você pode usar um quadro branco compartilhado para debater ideias e se comunicar em tempo real.

Colaboração de quadros brancos ClickUp 3.0
Compartilhe ideias, mantenha-se atualizado e colabore em tempo real com ClickUp Whiteboard

Confiança

A confiança mede sua certeza sobre suas estimativas de alcance, impacto e esforço. Este critério é determinado com base na resposta à seguinte pergunta:

Qual é seu nível de confiança em relação a esse recurso e às pontuações atribuídas?

A resposta é expressa como uma porcentagem simples. McBride usou a seguinte escala de múltipla escolha:

  • 100% = Alta confiança
  • 80% = confiança média 
  • 50% = Baixa confiança 

Qualquer coisa abaixo de 50% é um palpite. Novamente, você pode usar qualquer escala que funcione melhor para você. De intervalos de 10% a intervalos de 25%, use o que melhor atende às suas necessidades. No entanto, a chave aqui é ser totalmente honesto. 

O contexto do usuário, a pesquisa e a experimentação devem apoiar uma alta pontuação de confiança. Você também pode usar ferramentas de gerenciamento de pendências de produtos para análises e insights avançados.

A pontuação de confiança permite garantir que suas decisões sejam realmente baseadas em dados. Se você tiver pontuações altas de alcance e impacto, mas uma pontuação de confiança baixa, poderá explorar como melhorar. 

Esforço

O esforço informa a quantidade total de trabalho que você precisa realizar para concluir o projeto. Você deve considerar o tempo dos membros da sua equipe, incluindo equipes de produto, design e engenharia. É estimado em pessoas-mês, a quantidade de trabalho que um membro da equipe pode realizar em um mês. 

Ao contrário de outros fatores, o esforço é um fator negativo. Portanto, quanto maior o esforço, menos viável será o seu projeto. Maior esforço significa que você precisa de mais tempo para terminar o projeto. 

Por exemplo, projetar, testar, depurar e lançar o recurso em nosso exemplo pode levar três meses. Supondo que você tenha uma equipe de 5 pessoas, sua pontuação de esforço seria de 15 pessoas-mês. 

Conversar com os membros da sua equipe é melhor para obter uma imagem precisa. 

Como otimizar o processo de priorização do RICE

O uso de modelos e software de gerenciamento de produtos pode otimizar seu processo de priorização RICE. 

ClickUp é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que simplifica o gerenciamento de produtos e o torna mais rápido e fácil. Você pode usar o ClickUp for Product Management para mapear a visão do seu produto, simplificar a priorização e construir roteiros que conectam o trabalho em equipe. 

Além disso, leia sobre ferramentas de priorização de trabalho para ajudá-lo a priorizar melhor seu trabalho diário. 

Veja como:

Visualização de tarefa ClickUp

Visualizações de clique
Personalize sua experiência de gerenciamento de tarefas com mais de 15 visualizações ClickUp versáteis

As visualizações de tarefas oferecem uma maneira única de visualizar suas tarefas. Você pode selecionar entre visualizações, incluindo lista, atividade, quadro, mesa e equipe. Você pode listar tarefas, escrever atualizações, fazer perguntas contextuais sobre diferentes tarefas e gerar resumos de tarefas. 

Pergunte aos membros sobre suas tarefas específicas para estimar o esforço de sua equipe (horas/semanas/meses presenciais). 

Os campos personalizados

Fórmulas avançadas em campos personalizados ClickUp
Use fórmulas avançadas em campos personalizados

Com os campos personalizados, você pode personalizar seu espaço de trabalho e adicionar diferentes tipos de dados. Você pode usar fórmulas avançadas, funções matemáticas, funções de data e hora, etc. Isso é perfeito para adicionar pontuações aos seus componentes RICE.

ClickUp também permite criar campos, editá-los e mostrá-los e ocultá-los quando necessário. 

Gráficos de Gantt ClickUp

Exemplo de produto de visualização de gráfico de Gantt ClickUp
Visualize os cronogramas do seu projeto com o ClickUp Gantt Chart View

Você pode usar o ClickUp Product Planning para construir roteiros, definir marcos, adicionar modelos, visualizar melhor e muito mais. Os gráficos de Gantt permitem planejar o sucesso e visualizar os cronogramas do projeto. Você pode comparar e colaborar facilmente, gerenciar prioridades e acompanhar o progresso. 

Metas de clique

segmentações em metas de cliques
Alinhe os objetivos da equipe com as metas ClickUp

A estrutura de priorização RICE funciona melhor quando sua equipe e as partes interessadas concordam com as metas que você deseja alcançar usando ideias diferentes. ClickUp Goals ajuda a alinhar os objetivos da equipe, definir metas claras, medir o sucesso e gerenciar todas as suas metas em um só lugar. 

Modelos de priorização

O uso de modelos de priorização e planejamento de produtos aumenta a eficiência, melhora a tomada de decisões e garante a alocação eficaz de recursos. Alguns modelos que você pode usar são:

  • Avalie tarefas com base em seu impacto e níveis de esforço usando o modelo de matriz de priorização ClickUp
Priorize itens de acordo com esforço e impacto com o modelo de matriz de priorização
Priorize itens de acordo com esforço e impacto com o modelo de matriz de priorização

Baixe este modelo

  • Gerencie ideias e propostas usando o colorido modelo de quadro branco de priorização
Idealize e conceitualize facilmente com o modelo de quadro branco de priorização
Idealize e conceitualize facilmente com o modelo de quadro branco de priorização

Baixe este modelo

  • Descreva seu processo de desenvolvimento e acompanhe cronogramas usando o modelo de desenvolvimento de novo produto . Este modelo também ajuda a alinhar as equipes em relação aos marcos
Acompanhe os diferentes marcos e resultados do projeto com o novo modelo de plano de projeto de desenvolvimento de produto da ClickUp
Acompanhe os diferentes marcos e resultados do projeto com o novo modelo de plano de projeto de desenvolvimento de produto da ClickUp

Baixe este modelo

  • Visualize seu processo de desenvolvimento de produto e obtenha insights detalhados sobre cada componente usando o modelo de roteiro de produto
Visualize o ciclo de vida do desenvolvimento de produtos com o modelo de roteiro de produto
Visualize o ciclo de vida do desenvolvimento de produtos com o modelo de roteiro de produto

Baixe este modelo

Prós e contras do uso do método de priorização RICE

Como outras estruturas, o método de priorização RICE apresenta vantagens e falhas. Embora quantifique suas ideias, também pode ser impreciso. Vamos entender esses prós e contras em detalhes.

Prós

Aqui estão alguns dos prós da priorização do RICE:

1. Melhor comunicação

Ele permite uma melhor comunicação usando um sistema de pontuação padronizado e ajuda a comunicar prioridades de maneira direta. Ajuda todos a identificar tarefas de alta prioridade e a gerenciar melhor suas prioridades. Além disso, o uso de ferramentas de gerenciamento de produtos também melhora a colaboração e o compartilhamento de atualizações em tempo real. 

2. Priorização clara

A pontuação RICE oferece uma priorização clara e numérica de tarefas ou recursos. Assim, você pode classificar a lista por prioridade, concentrando-se mais nos itens de alta prioridade. Isso permite que você use seus recursos, incluindo tempo e dinheiro, de forma eficiente.  

3. Fácil de entender

O RICE usa um sistema de pontuação simples baseado em quatro fatores para que as pessoas possam usá-lo sem certificação ou qualificação de gerenciamento de produto. Os membros da equipe, as partes interessadas e os tomadores de decisão podem usá-lo facilmente para compreender o motivo por trás de várias decisões relacionadas à priorização. 

4. Considera fatores significativos

A pontuação prioriza quatro fatores principais: alcance, impacto, confiança e esforço. Estes estão entre os fatores mais cruciais para avaliar a viabilidade de uma ideia e se uma ideia é viável. 

5. Priorização baseada em dados

A estrutura RICE oferece uma abordagem quantitativa à priorização, eliminando preconceitos pessoais e opiniões subjetivas. Ele se baseia em fatos mensuráveis ​​e baseados em dados que ajudam você a tomar decisões informadas.

6. Flexibilidade categórica 

Oferece flexibilidade ao permitir que as equipes o adaptem e apliquem a diferentes categorias de tarefas, produtos e recursos. Sejam novos recursos de produtos, correções de bugs ou melhorias de processos, o RICE pode ser adaptado para atender a diferentes contextos.

7. Ajuda no alinhamento 

A pontuação RICE ajuda a alinhar os membros da equipe e as partes interessadas e garante que todos trabalhem para atingir os mesmos objetivos. Isso também promove um ambiente de trabalho colaborativo e mais focado. 

Contras

Alguns de seus contras incluem:

1. Pode ser impreciso

Uma das principais desvantagens do RICE é que ele envolve muitas estimativas e suposições. Podemos superestimar os valores, o que tornará a pontuação imprecisa. Além disso, o fator confiança é subjetivo baseado na compreensão e confiança da pessoa na tarefa. 

Portanto, é crucial ser o mais preciso possível. As métricas necessárias podem ajudá-lo a fazer isso.  

2. Menos centrado no cliente

Outro problema desse método é que ele não é centrado no cliente. Fatores como alcance e impacto capturam alguns aspectos dos clientes. No entanto, elementos cruciais como preferências, feedback e aspectos emocionais não são considerados. 

Mesmo com alcance e impacto, esses números são definidos por aquilo que o gerente de produto acredita que seria o alcance e a influência de um determinado produto durante um determinado tempo. 

3. Facilmente manipulável

A atribuição de pontuações no RICE não está totalmente isenta de julgamento subjetivo. Diferentes gerentes de produto têm preconceitos diferentes que podem levar a pontuações inconsistentes. Alguns podem aumentar ou diminuir intencionalmente as pontuações, especialmente no componente de confiança. Uma forma de evitar isto é envolver várias pessoas no processo de pontuação. 

Variações e alternativas ao ARROZ

Aqui estão algumas das alternativas ao modelo de priorização RICE:

BRICE

O BRICE Scoring é uma excelente alternativa à estrutura RICE para priorizar o gerenciamento de produtos. É semelhante ao RICE, exceto que mede um fator adicional denominado Importância do Negócio. 

Portanto, os cinco fatores medidos são Importância do Negócio, Alcance, Impacto, Confiança e Esforço. A Importância do Negócio mede como o produto que você está considerando se alinha aos objetivos estratégicos do negócio. Normalmente é pontuado entre 1 e 3, sendo 3 a pontuação mais alta (representando que o produto é fundamental para os negócios). 

Para calcular a pontuação BRICE, você pode usar esta fórmula:

Pontuação BRICE = (Importância do Negócio x Alcance x Impacto x Confiança) / Esforço 

Valor vs. Esforço

Valor vs. Esforço é um método de priorização que se concentra no valor e no esforço e permite avaliar diferentes recursos. A ideia é bem simples: você mede o benefício que a ideia vai te trazer e compara com o esforço necessário para alcançá-la. 

Atribua a cada recurso uma pontuação de valor e uma pontuação de esforço para calculá-lo. Os recursos de alto valor e baixo esforço são vencedores claros. Alto valor, alto esforço e baixo valor, baixo esforço vêm a seguir. É melhor evitar recursos de baixo valor e alto esforço. 

Embora o método dê uma ideia clara de priorização, uma de suas desvantagens é que é difícil estimar o valor e o esforço.

SU-ARROZ

A estrutura SU-RICE possui dois fatores imperativos não incluídos no modelo RICE: fonte e Persona do Usuário. Esta é uma estrutura mais abrangente, pois também considera de qual fonte você está obtendo ideias de recursos de produto e personalidade do usuário, além de alcance, impacto, confiança e esforço.

Você pode considerar quatro fontes: cliente potencial, cliente, mercado ou concorrência e interna, e listá-las de acordo com a prioridade. Essa estrutura fornece uma compreensão mais detalhada do contexto e do impacto potencial de uma tarefa ou recurso. 

Mapeamento de histórias

O mapeamento de histórias prioriza os recursos com base em como seus clientes planejam usar o produto. Não é um modelo de pontuação. Em vez disso, envolve coletar histórias de usuários que descrevem um recurso e mapeá-las. 

Isso fornece um esboço do produto e lista subtarefas e detalhes de cada tarefa. Este método é altamente centrado no cliente e permite que você tenha uma visão geral. Ao idealizar, você também cria um documento visual que lembra a todos seus objetivos. 

Priorize melhor usando o RICE Framework com ClickUp

A estrutura RICE é um método excelente para decidir quais ideias merecem atenção primeiro. Ele quantifica ideias e facilita priorizá-las. Além disso, leva pouco tempo para ser usado e auxilia na tomada de decisões objetivas. 

Algumas coisas para lembrar ao usar o modelo:

  • Concentre-se em um objetivo
  • Seu sistema de pontuação afeta a pontuação
  • Envolva sua equipe durante o processo de pontuação para torná-lo mais objetivo
  • Use modelos de gerenciamento de produtos para melhor visualização
  • Reavaliar e atualizar regularmente a pontuação
  • Pode subvalorizar a dívida técnica, por isso considere-a separadamente no seu sistema de priorização 

Uma ferramenta completa de gerenciamento de produtos como ClickUp oferece melhor alinhamento, colaboração, visualização e modelos durante a priorização. 

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