Quer entender as diferenças entre o gerenciamento de projetos Waterfall e Agile?
Embora ambos sejam métodos populares de gerenciamento de projetos , eles são drasticamente diferentes em sua abordagem .
Então, o que os torna tão diferentes?
E mais importante, qual deles você deve usar?
Vamos descobrir.
O que é Cachoeira?
A metodologia Waterfall é uma abordagem “tradicional” para o desenvolvimento de projetos. Todo o processo linear nessa tarefa deve ser concluído antes da próxima.
O nome vem do pensamento de gotas de água caindo – onde um processo vem imediatamente após o outro.
Nesse processo , você recebe um projeto , sua equipe trabalha nele e, assim que tiver o produto final , você o entrega ao cliente para aprovação.
Veja como funciona:
Desvendando o Método Cascata
O método Cascata funciona assim:
1. Planejamento
O processo de planejamento é a primeira etapa do método Waterfall.
Aqui, sua equipe examina os requisitos do projeto de um cliente e realiza um amplo planejamento sobre como desenvolverá o produto .
2. Projeto
Design é quando você e sua equipe procuram atender todas as necessidades do cliente e desenvolver o projeto .
3. Teste
O estágio de teste é o próximo processo de desenvolvimento do Waterfall.
Após a conclusão do projeto , você e sua equipe o testam e documentam os problemas que precisam ser corrigidos.
4. Entrega
Depois que sua equipe termina de testar o produto , ele é finalmente entregue ao cliente.
Ao trabalhar com um projeto de desenvolvimento Waterfall , cada uma dessas etapas deve ser concluída antes que a próxima possa começar.
Por exemplo, no desenvolvimento de software Waterfall , o cliente só revisará o software depois de totalmente desenvolvido e testado.
Prós e contras da cachoeira
Aqui estão as vantagens e desvantagens de usar o modelo Waterfall :
Profissionais do modelo em cascata:
A. Fácil de preparar para
Ao usar esta metodologia , cada fase tem entregas muito específicas e um processo de revisão concreto .
Como tudo já é cuidadosamente pensado neste método , é fácil progredir em cada etapa. Isso pode simplificar o gerenciamento de projetos Waterfall, pois você sempre sabe o que está por vir .
B. Bom para projetos pequenos e concisos
Como o modelo Waterfall é baseado em etapas rígidas e estabelecidas, é um bom modelo para gerenciar projetos simples com entregas fixas . Como não há chance de as entregas do projeto mudarem, você pode progredir em cada fase sem problemas.
C. Fácil de adotar
Como o modelo Waterfall é baseado em princípios fixos de gerenciamento de projetos , é fácil de entender e adotar. Sua equipe não gastará tempo aprendendo novos princípios ou lidando com uma nova mentalidade para lidar com isso. Simples !
Contras do modelo em cascata:
A. Não é adequado para projetos grandes e flexíveis
Waterfall é uma abordagem linear , por isso não pode gerenciar bem as subdivisões do projeto.
Este modelo não permite que você teste seções menores de seu projeto ; a fase de teste ocorre apenas quando você termina totalmente o desenvolvimento e o design . É por isso que este modelo é adequado para um projeto menor que pode ser totalmente desenvolvido e testado rapidamente.
B. Difícil de se adaptar em movimento
A metodologia Waterfall funciona melhor quando o escopo e os requisitos do projeto são muito claros e improváveis de serem alterados .
Se o seu cliente quiser algumas mudanças, ou se os requisitos não estiverem claros, será difícil mudar o plano sem voltar à primeira fase .
C. Processo de teste mais arriscado
Na metodologia Waterfall , você não pode testar à medida que avança. O teste só começa quando o processo de desenvolvimento é concluído. Como você precisa desenvolver todo o projeto primeiro e depois testá-lo, suas chances de encontrar problemas mais tarde podem aumentar.
Se o seu processo de teste revelar muitos problemas, você terá que refazer todo o processo de desenvolvimento desde o início!
O que é Ágil?
O desenvolvimento ágil é um método de gerenciamento de projetos iterativo e incremental baseado em mudança e flexibilidade.
O Agile divide grandes projetos em ciclos de desenvolvimento menores e gerenciáveis, chamados de “ sprints ”. Em seguida, você divide sua equipe de projeto em equipes menores e independentes para trabalhar nesses sprints.
Como os sprints ajudam?
Sprints ajudam sua equipe a desenvolver e liberar totalmente cada segmento de seu projeto para seus clientes para feedback rápido. Dessa forma, você pode aplicar rapidamente suas recomendações às suas iterações (sprints) antes de passar para o próximo segmento.
O Manifesto Ágil
Para entender essa abordagem de desenvolvimento de software , você precisará entender os princípios que a orientam.
O Manifesto Agile é um breve resumo dos princípios básicos por trás do desenvolvimento de software Agile.
Aqui está um rápido resumo de seus princípios:
- Princípios ágeis de satisfação do cliente – Seu cliente deve ser sempre sua prioridade. Aceite suas necessidades de mudança e feedback para entregar um produto funcional que os satisfaça.
- Princípios ágeis de qualidade – Sua principal medida de sucesso é a satisfação do cliente. Isso é alcançado com um desenvolvimento sustentável e orientado para a qualidade que leva à melhoria contínua.
- Princípios ágeis de trabalho em equipe – Os membros da equipe devem estar sempre ativamente envolvidos e motivados. Você deve capacitar sua equipe, tratá-los como indivíduos e dar-lhes as ferramentas de que precisam para ter sucesso.
- Princípios ágeis de gerenciamento de projetos – Mantenha seus processos simples e avalie-os constantemente. Remova todos os processos desnecessários para acelerar e otimizar as coisas – cada etapa do caminho.
Mas a metodologia Agile não é a única forma de aplicar o Manifesto. Existem várias técnicas ágeis que se originam disso.
Aqui está uma visão dos dois mais populares:
Scrum e Kanban
Scrum e Kanban são as duas estruturas ágeis mais comuns .
1. Scrum
No modelo Scrum , suas equipes Agile são totalmente autossuficientes e multifuncionais.
A colaboração baseada em Scrum é a melhor abordagem para projetos complexos que exigem membros experientes da equipe. Ao comparar Agile vs Scrum , não há muita diferença além das equipes scrum terem um scrum master especializado liderando o caminho.
Devido a essas diferenças mínimas, comparar Scrum vs Waterfall é praticamente o mesmo que comparar Waterfall vs Agile .
2. Kanban
No modelo Kanban , suas tarefas são dispostas em um quadro Kanban interativo. Com esta configuração, você pode mover as coisas rapidamente e visualizar seu progresso facilmente.
A grande parte do Kanban é que você não precisa implementar toda a metodologia; você pode usar um quadro Kanban para visualizar melhor o ciclo de vida do seu sprint . Você também pode usá-lo durante o planejamento do sprint para estabelecer uma visão consolidada do seu projeto de desenvolvimento .
Ambos Kanban e Scrum têm suas próprias vantagens e desvantagens .
No entanto, esses métodos de desenvolvimento baseados em Agile são exemplos perfeitos de como a metodologia Agile pode ser flexível quando comparada à metodologia Waterfall .
Prós e contras do Agile
O método iterativo do Agile tem muitas vantagens e algumas desvantagens.
Aqui está uma olhada mais de perto em ambos:
Prós ágeis:
A. Foco no cliente
No modelo Agile , seu cliente revisa o produto ao final de cada ciclo de desenvolvimento . Sua equipe então implementa seu feedback para garantir que suas necessidades sejam atendidas.
Com o envolvimento constante do cliente, seu projeto Agile pode facilmente atender às necessidades de seu cliente, mesmo que suas demandas mudem constantemente.
B. Equipes altamente produtivas e motivadas
A metodologia Agile tem um forte foco nas pessoas e na colaboração . Isso leva a desenvolvedores extremamente motivados e auto-organizados . As equipes multifuncionais sempre tenha responsabilidades claras e esteja ativamente envolvido no andamento do seu projeto .
C. Leva a processos mais eficientes
Um dos benefícios mais exclusivos do Agile é sua abordagem baseada em sprint.
Por meio de sprints, é fácil garantir qualidade consistente ao longo de todo o processo . No final de cada iteração do projeto Agile, há uma revisão final do sprint. Aqui, sua equipe repassa o que deu errado e o que pode ser melhorado no futuro.
Dessa forma, sua equipe aprende com o processo anterior e aplica esse conhecimento ao próximo sprint.
D. Melhor prestação de contas
Tanto a equipe quanto o cliente sabem exatamente o que foi feito, o que está sendo desenvolvido e qual o próximo passo . Além disso, você tem várias partes interessadas no projeto que precisam supervisionar o processo de desenvolvimento e fornecer feedback.
Isso garante que todos em um projeto Agile permaneçam responsáveis por seu trabalho.
Contras ágeis:
A. Esta metodologia de desenvolvimento de software não é boa para pequenos projetos
O modelo Ágil depende da divisão do trabalho em ciclos menores. Se o projeto já é pequeno para começar, pode ser inútil tentar dividi-lo ainda mais.
B. É fácil para este modelo sair da pista
A metodologia de desenvolvimento Agile é muito flexível para atender às mudanças nas demandas dos clientes.
Embora isso possa ajudá-lo a atender às necessidades deles, também pode resultar na ocorrência de aumento ilimitado do escopo.
À medida que seus clientes continuam adicionando demandas e mudanças, o ciclo de vida de desenvolvimento do seu produto pode continuar indefinidamente!
Qual é a diferença entre Agile e Waterfall ?
Aqui está uma visão mais detalhada de como as estruturas Agile vs Waterfall diferem:
A. Diferenças entre seu processo de trabalho
Processo de trabalho em cascata
No modelo Waterfall , há apenas um ciclo de desenvolvimento . Seu projeto não é dividido em vários sprints ou iterações. Você obtém os requisitos do cliente e começa a trabalhar em todo o projeto .
Processo de trabalho ágil
Esta é a maior diferença entre Agile vs Waterfall.
O gerenciamento ágil de projetos divide o processo de desenvolvimento do produto em vários ciclos (sprints). Cada um desses sprints precisa ser concluído e aprovado pelo cliente antes de passar para o próximo.
B. Diferenças entre sua flexibilidade
Flexibilidade da Cachoeira
O modelo Cascata não pode lidar com mudanças nos requisitos do projeto ou aumentos de escopo. Como cada fase de todo o processo é cuidadosamente planejada no início, pode ser bastante rígida.
Flexibilidade do Agile
Como a metodologia Agile é baseada na divisão de um projeto em vários ciclos de desenvolvimento , ela é muito propícia a mudanças . Essa abordagem iterativa para o desenvolvimento de software pode lidar com as mudanças nos requisitos do cliente com facilidade!
Como você não está trabalhando em todo o projeto de uma só vez, você tem várias oportunidades de incluir o feedback do cliente ao longo do caminho.
C. Diferenças entre o processo de teste
Processo de teste da cachoeira
Na metodologia Waterfall , você só testa um produto depois de concluída toda a fase de desenvolvimento . Embora isso possa ajudá-lo a desenvolver o produto sem interrupções, pode levar a problemas de grande escala no final.
Lembre-se, você desenvolveu todo o seu produto antes de testar os problemas !
Processo de teste ágil
Nesta metodologia de gerenciamento de projetos , o projeto é revisado e testado após cada sprint. Isso ajuda você a ajustar cada parte do projeto para garantir que ele sempre satisfaça as necessidades do cliente.
Saiba mais sobre testes ágeis neste artigo .
D. Diferenças entre suas equipes
A equipe Cachoeira
A equipe Waterfall é uma unidade muito estruturada com um gerente de projeto liderando os processos. A maioria dos membros da equipe tem papéis bem definidos e só trabalha no que é solicitado.
A equipe Ágil
Na abordagem ágil , a maioria dos membros da equipe é autossuficiente e multifuncional. Embora haja um proprietário do produto e um gerente de projeto orientando a equipe, espera-se que eles sejam bastante autossuficientes.
Isso permite que eles se adaptem rapidamente às mudanças do projeto
E. Diferenças entre o envolvimento do cliente
Envolvimento do cliente com cascata
Em um projeto Waterfall , seus clientes estão envolvidos apenas nos estágios iniciais do projeto e quando o produto final é concluído.
Há um envolvimento mínimo enquanto você desenvolve seu projeto .
Envolvimento do cliente com Agile
Como os sprints no desenvolvimento ágil facilitam o feedback do cliente em todos os níveis, você obtém informações constantes sobre um projeto . Eles não estão limitados ao início e ao fim – eles estão presentes o tempo todo !
Qual é o certo para você?
Ao olhar para os frameworks Waterfall vs Agile , você precisa pensar em:
- O tamanho do seu projeto – É curto e simples ou será melhor dividi-lo?
- O tamanho da sua equipe – Sua equipe é muito estruturada ou cheia de membros multifuncionais?
- Seus clientes – eles querem fazer parte ativamente do processo do seu projeto ?
- As necessidades do projeto – O projeto tem entregas fixas ou é muito flexível?
Ao comparar Waterfall vs Agile , Waterfall é melhor para…
- Projetos mais rápidos, baratos e menores
- Projetos para clientes que não querem se envolver ativamente
- Projetos com objetivos e requisitos muito claros e fixos
Ao comparar Agile vs Waterfall , Agile é melhor para…
- Clientes que precisam estar envolvidos em cada etapa do caminho
- Projetos com requisitos variáveis
- Projetos grandes e complexos que precisam ser divididos
Qual é o melhor software de gerenciamento de projetos para Agile e Waterfall?
Independentemente de você estar usando Agile ou Waterfall, a ferramenta de gerenciamento de projetos do ClickUp possui vários recursos para manter seus projetos sob controle, gerenciar suas atividades e adaptar-se às suas necessidades de gerenciamento rapidamente.
Felizmente, existe uma ferramenta que cobre todas as suas necessidades: ClickUp !
ClickUp é a ferramenta de gerenciamento de projetos mais bem avaliada do mundo . É usado por empresas como Google, Webflow e Airbnb e possui vários recursos para manter seus projetos sob controle.
Usar o ClickUp é super fácil e ele se adapta rapidamente às suas necessidades de gerenciamento .
Aqui está uma olhada em algumas de suas características:
- Múltiplas visualizações : para lidar com diferentes preferências de gerenciamento de projetos
- Gráficos de Gantt : para acompanhar o progresso do seu projeto
- Seções de comentários: para facilitar a colaboração eficiente da equipe
- Status personalizados : para ficar por dentro de todas as etapas do seu projeto
- Listas de sprint : para gerenciar seus sprints
- Dashboards: para visualizar as métricas de progresso do seu projeto
Aqui está uma olhada mais de perto nesses recursos:
A. Múltiplas Visualizações
Em vez de usar ferramentas de gestão rígidas que o obrigam a adaptar-se às suas interfaces, o ClickUp dá-lhe múltiplas vistas para adaptar à sua equipa !
Veja como essas visualizações se parecem:
1. Exibições de tarefas necessárias
O ClickUp tem duas exibições de tarefas necessárias que se adaptam a diferentes abordagens de gerenciamento de projetos :
A. Visualização do Quadro
A visualização de quadro do ClickUp é o quadro Kanban perfeito para sua equipe. Ele ajuda você a mover tarefas rapidamente e descobrir em quais estágios elas estão.
B. Exibição de lista
Esta é uma visualização ideal para gerentes de projeto que lidam com seu trabalho com listas de tarefas no estilo GTD . Aqui, as tarefas do membro da sua equipe são listadas em uma lista de verificação simples. À medida que avança , você pode marcar suas tarefas e passar para as próximas.
2. Visualização da Caixa
A visualização Box é perfeita para gerentes de projeto. É uma visão geral de alto nível de todas as tarefas que sua equipe tem atualmente em andamento.
Como você usa essa visualização:
Os gerentes de projeto podem usá-lo para obter uma visão geral de alto nível de tudo o que está acontecendo. Como as tarefas são classificadas por responsável, os gerentes de projeto podem descobrir imediatamente no que cada membro da equipe está trabalhando e fazer as alterações necessárias.
3. Visualização do calendário
A visualização de Calendário do ClickUp ajuda os gerentes de projeto a planejar e gerenciar seu cronograma de trabalho. Você pode verificar todas as suas próximas tarefas e se preparar para elas rapidamente.
Usando esta visualização com sua equipe:
Com essa visualização, você pode acompanhar facilmente suas próximas tarefas .
Os gerentes de projeto também podem alternar entre as exibições de calendário.
Os gerentes de projeto podem visualizar seu calendário como:
- Dias: para visualizar as tarefas do projeto agendadas em uma determinada data
- 4 dias: para visualizar as tarefas agendadas em um período contínuo de quatro dias
- Semana: para ver sua programação semanal
- Mensalmente: para ver o roteiro do seu projeto para o próximo mês
4. Modo Eu
O modo “Eu” do ClickUp destacará apenas comentários, subtarefas e listas de tarefas atribuídas a você. Isso minimizará as distrações – ajudando você a se concentrar melhor em suas tarefas.
B. Gráficos de Gantt
O ClickUp oferece gráficos de Gantt de última geração para rastrear e gerenciar seus projetos. Você obtém uma visão panorâmica do progresso do seu projeto e pode fazer alterações em seus planos rapidamente.
Os gráficos de Gantt do ClickUp vêm com toneladas de automação para torná-los super poderosos. Os gráficos de Gantt do ClickUp podem:
- Reajuste automaticamente suas dependências de tarefas ao reagendar itens
- Calcule a porcentagem de progresso do projeto com base nas tarefas concluídas/total de tarefas
- Compare o progresso do projeto esperado versus o atual
- Calcule seu caminho crítico para identificar quais tarefas você deve priorizar
- Ajuda com gerenciamento de fluxo de trabalho
C. Seções de comentários
Os recursos de colaboração em equipe são um dos elementos mais importantes de qualquer software de gerenciamento de projetos . Sua equipe precisa usar sua ferramenta para comunicar atualizações de projeto e colaborar em seu processo de desenvolvimento rapidamente.
Veja como alcançá-lo usando o ClickUp:
Cada tarefa vem com sua própria seção de comentários dedicada para ajudar sua equipe a trocar arquivos e ideias. Eles podem até marcar pessoas e compartilhar atualizações do projeto para mantê-lo em andamento.
O software de gerenciamento de projetos também pode se integrar a várias ferramentas de comunicação, como Slack e Skype, para garantir que a comunicação eficiente do projeto esteja sempre a apenas um clique de distância!
D. Status personalizados
Quer saber por que o ClickUp pode se adaptar tão facilmente ao Agile e ao Waterfall ?
Isso porque ele se adapta a qualquer coisa!
Lembre-se, cada projeto tem seus próprios estágios e requisitos específicos de nicho . Sua ferramenta de gerenciamento deve ser capaz de lidar com essas variações.
Como o ClickUp ajuda você com isso:
As ferramentas tradicionais de gerenciamento de projetos geralmente fornecem um conjunto padrão de status do projeto . ClickUp, no entanto, permite personalizá- los!
Dessa forma, você não fica preso a um conjunto predefinido de status que não reflete com precisão os estágios do seu projeto .
Por que isso seria um problema?
Imagine usar o mesmo conjunto de status para suas postagens de blog e para seus projetos de desenvolvimento de software !
No entanto, com os status personalizáveis do ClickUp, isso não é um problema.
Você pode ser tão criativo e detalhado quanto quiser – “Revisão Editorial”, “ Teste Beta ”, “ Wireframing”, “Verificação de Qualidade” – depende inteiramente de você!
E. Listas de Sprint
Você não pode gerenciar projetos ágeis sem listas de sprint, certo?
É por isso que o ClickUp pode adicionar listas de verificação a todos os seus projetos, tarefas e subtarefas para criar listas de sprint que detalham suas entregas. Simplesmente marque os itens dessas listas conforme avança para o próximo sprint!
Você pode até adicionar pontos de scrum a cada lista para lidar rapidamente com os itens do backlog do produto.
F. Painéis
O ClickUp também vem com painéis poderosos para visualizar seus dados de projeto e sprint.
Aqui está uma rápida olhada no que você ganha:
- Gráficos de velocidade : para determinar a taxa de conclusão de suas tarefas
- Gráficos de burndown : para ver o quão bem sua equipe está progredindo em relação a uma linha de meta e visualizar o trabalho restante
- Gráficos de burnup : para ver quanto você já completou em relação ao seu escopo
- Fluxogramas cumulativos : para acompanhar o progresso do seu projeto ao longo do tempo
Conclusão
As metodologias Waterfall e Agile têm seus prós e contras .
E embora cada metodologia de desenvolvimento seja perfeita para um tipo diferente de projeto, você ainda precisará do software de gerenciamento de projetos certo.
Felizmente, o ClickUp tem todos os recursos de que você precisa para lidar com os frameworks A gile e Waterfall e manter seus projetos no caminho certo! Então vamos agendar uma Demo!
ULTIMOS VÍDEOS
Descubra qual é a melhor licença para você e seu time
Aproveite para conferir outros conteúdos sobre ClickUp
Entediado no trabalho: 50 coisas produtivas para fazer!
Mesmo nos dias mais lotados, você se encontrará com algumas pausas estranhas em suas mãos. Se [...]
ago
Atualizações do ClickUp desta Semana
Integração com Salesforce, Pré-visualização de Links do Slack, Ícones Personalizados para Listas e Mais. A [...]
jul
Eventos com ClickUp: Como planejar um evento de conferência virtual
Então, você deseja hospedar uma conferência virtual. Ótimo! Os eventos virtuais estão experimentando um grande brilho [...]
jun
Conscientização do Autismo: Apoio da TaskUP no Mês de Abril Azul
Conscientização do Autismo: Durante o mês de abril, a TaskUP se une à conscientização do [...]
abr
3 exemplos de automação de processos de negócios (com modelos)
Você sabia que uma pequena startup norueguesa está prestes a lançar o processo de detecção de [...]
jul
Os 10 melhores softwares de mapeamento mental para mapear projetos em 2024
Uma ideia brilhante surge em sua mente, mas você não sabe como dar vida a [...]
mar
Metodologia Ágil XP: Benefícios no Desenvolvimento de Software
Metodologia Ágil XP: Quer saber o que é XP no Agile ? O XP pode soar como [...]
jun
Kanban vs Mapa Mental na ClickUp: Qual a diferença e como escolher?
Kanban vs Mapa Mental na ClickUp: Quando se trata de gerenciamento de tarefas e projetos, [...]
maio