A automação é uma ferramenta poderosa que traz muita praticidade ao nosso dia a dia. No entanto, para aproveitar ao máximo suas vantagens, é essencial entender seus conceitos básicos. Se você é daquelas pessoas que sente arrepios só de ouvir falar em automação, fique tranquilo! Este artigo vai te mostrar que criar automações pode ser simples e muito útil.
Passo 1: Habilitando o ClickApp de Automação
Antes de começar a criar uma automação, verifique se o ClickApp de automação está habilitado. Lembre-se, somente proprietários e administradores do workspace podem habilitar ou desabilitar os ClickApps.
- Clique no avatar do seu Workspace.
- Selecione “Aplicativos”.
- Clique em “ClickApps”.
Pronto! Verifique se o ClickApp de Automação está ativo.
Passo 2: Acessando a Página de Automações
Depois de habilitar o ClickApp, vá até o space, pasta ou lista onde deseja criar a automação.
Existem diferentes tipos de automações: Modelos, Personalizadas, Integrações e Automações de Responsável e Seguidor. Vamos focar no tipo “Personalizada”.
- No local desejado, clique no botão “Automações”.
- Você será direcionado para a tela onde as “mágicas” acontecem.
Passo 3: Definindo o que Automatizar
Antes de tudo, pense no que você gostaria de automatizar. O que consome seu tempo atualmente que poderia ser feito automaticamente? Por exemplo:
- Notificar os vendedores quando um cliente avança no funil de vendas.
- Mudar o status quando um determinado prazo chega ao fim.
- Alterar responsáveis da tarefa quando uma etiqueta é adicionada.
Definido o que deseja automatizar, abra a janela de automações e vá para a aba “Navegar”.
Passo 4: Configurando a Automação
Na aba “Navegar”, você verá duas colunas: “Quando” e “Então”. Vamos começar preenchendo a coluna “Quando”, que define o gatilho da automação. Por exemplo, imagine que você tem um formulário e deseja que, quando um cliente o preencha, um responsável seja automaticamente atribuído. O preenchimento do formulário será o gatilho.
- Na coluna “Quando”, selecione o evento que desencadeará a ação (por exemplo, “Formulário preenchido”).
- Na coluna “Então”, selecione a ação que será realizada (por exemplo, “Atribuir responsável”).
Criar automações pode parecer complicado, mas seguindo esses passos, você verá que é mais simples do que parece. Ao entender os conceitos básicos e aplicar automações personalizadas, você poderá desfrutar de mais eficiência e praticidade no seu dia a dia.
Agora, mãos à obra! Configure suas automações e aproveite os benefícios que elas trazem para o seu trabalho.
ULTIMOS VÍDEOS
Descubra qual é a melhor licença para você e seu time
Aproveite para conferir outros conteúdos sobre ClickUp
Metas na ClickUp: Conquistando seus Objetivos!
Na ClickUp, as metas são objetivos específicos e mensuráveis que você define para orientar o [...]
maio
ClickUp Release 3.31: Integração com Jira, Layout Mobile Renovado e Mais!
Nesta semana, o ClickUp traz uma série de atualizações focadas em integração, usabilidade e análise [...]
set
Atualizações do ClickUp desta Semana
Integração com Salesforce, Pré-visualização de Links do Slack, Ícones Personalizados para Listas e Mais. A [...]
jul
O que são valores ágeis? (Guia Definitivo)
Quer aprender sobre os valores ágeis ? A abordagem ágil é uma das maneiras mais eficientes de criar produtos. [...]
jun
Subtarefa no ClickUp, organização no seu ambiente de trabalho.
Subtarefas no Clickup, é o nosso assunto de hoje, as subtarefas adicionam um nível extra [...]
ago
Clickup modelos prontos: Um mergulho profundo na priorização RICE para uso
Novas ideias fantásticas, pesquisas de mercado, feedback dos usuários – você tem tudo para criar [...]
abr
O Poder das Cores: Otimize sua Produtividade no ClickUp
Quando interagimos com conteúdo digital, a cor desempenha um papel fundamental em nossa percepção. Por [...]
set
ClickUp Release 3.37: Integração aprimorada com o Zoom, notificações do ClickUp para o Slack, pré-visualizações para links de aplicativos conectados
Nas atualizações do ClickUp desta semana, trazemos a integração aprimorada com o zoom, notificações do [...]
dez