A automação é uma ferramenta poderosa que traz muita praticidade ao nosso dia a dia. No entanto, para aproveitar ao máximo suas vantagens, é essencial entender seus conceitos básicos. Se você é daquelas pessoas que sente arrepios só de ouvir falar em automação, fique tranquilo! Este artigo vai te mostrar que criar automações pode ser simples e muito útil.
Passo 1: Habilitando o ClickApp de Automação
Antes de começar a criar uma automação, verifique se o ClickApp de automação está habilitado. Lembre-se, somente proprietários e administradores do workspace podem habilitar ou desabilitar os ClickApps.
- Clique no avatar do seu Workspace.
- Selecione “Aplicativos”.
- Clique em “ClickApps”.
Pronto! Verifique se o ClickApp de Automação está ativo.
Passo 2: Acessando a Página de Automações
Depois de habilitar o ClickApp, vá até o space, pasta ou lista onde deseja criar a automação.
Existem diferentes tipos de automações: Modelos, Personalizadas, Integrações e Automações de Responsável e Seguidor. Vamos focar no tipo “Personalizada”.
- No local desejado, clique no botão “Automações”.
- Você será direcionado para a tela onde as “mágicas” acontecem.
Passo 3: Definindo o que Automatizar
Antes de tudo, pense no que você gostaria de automatizar. O que consome seu tempo atualmente que poderia ser feito automaticamente? Por exemplo:
- Notificar os vendedores quando um cliente avança no funil de vendas.

- Mudar o status quando um determinado prazo chega ao fim.

- Alterar responsáveis da tarefa quando uma etiqueta é adicionada.
Definido o que deseja automatizar, abra a janela de automações e vá para a aba “Navegar”.
Passo 4: Configurando a Automação
Na aba “Navegar”, você verá duas colunas: “Quando” e “Então”. Vamos começar preenchendo a coluna “Quando”, que define o gatilho da automação. Por exemplo, imagine que você tem um formulário e deseja que, quando um cliente o preencha, um responsável seja automaticamente atribuído. O preenchimento do formulário será o gatilho.
- Na coluna “Quando”, selecione o evento que desencadeará a ação (por exemplo, “Formulário preenchido”).
- Na coluna “Então”, selecione a ação que será realizada (por exemplo, “Atribuir responsável”).
Criar automações pode parecer complicado, mas seguindo esses passos, você verá que é mais simples do que parece. Ao entender os conceitos básicos e aplicar automações personalizadas, você poderá desfrutar de mais eficiência e praticidade no seu dia a dia.
Agora, mãos à obra! Configure suas automações e aproveite os benefícios que elas trazem para o seu trabalho.



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