Quer saber quais são os pontos da história Agile?
Os pontos de história podem soar como uma recompensa que você recebe ao jogar um videogame de fantasia.
Mas eles não são!
Os pontos da história são uma técnica de estimativa ágil que fornece uma estimativa relativa de quanto trabalho e esforço serão necessários para uma tarefa específica.
Mas o problema é que, embora o guia Agile nos diga para fazer essas estimativas, ele não especifica exatamente como fazer uma estimativa .
Mas não se preocupe.
Neste artigo, vamos desmistificar os story points e também falar sobre como os story points são calculados no Agile. Como bônus, contaremos a você um segredo para ajudar a implementar os pontos da história de maneira eficaz em seus projetos de desenvolvimento Agile!
O que são pontos de história em Agile?
Antes de falarmos sobre o que é um ponto da história, precisamos entender dois termos: ‘história do usuário’ e ‘backlog do produto’.
Uma história de usuário é uma explicação informal dos recursos que seu usuário deseja no sistema.
Um exemplo de história de usuário do mundo real é: “Como jogador, quero que meu herói seja capaz de voar”.
Mas espere, onde a história do usuário se encaixa no processo de desenvolvimento Agile ?
Ele se encaixa no backlog do produto .
Um backlog do produto contém uma lista de todas as histórias do usuário que precisam ser trabalhadas e implementadas no produto final.
Pense desta forma:
Histórias de usuários são itens do seu inventário de videogame, como espadas mágicas, armaduras e outras coisas legais. O product backlog é o inventário que contém os itens!
Então agora, vamos voltar aos pontos da história .
Um ponto de história é uma unidade atribuída a uma história de usuário para expressar quanto tempo e energia seriam necessários para esse trabalho.
É como o nível de dificuldade de um jogo.
Um número maior significa um nível mais difícil.
No entanto, é aqui que a maioria das pessoas erra.
Em um videogame, o nível 2 não significa necessariamente que é duas vezes mais difícil do que o nível 1. Mas esse não é o caso dos pontos da história.
Vamos explicar:
Os pontos de história são uma técnica de estimativa relativa (também chamada de dimensionamento relativo ).
Estimativa relativa significa que os valores são atribuídos em uma base de comparação . Isso significa que não há unidades padrão para pontos de história.
Por exemplo, se uma história de usuário A tiver um ponto 2 e uma história de usuário B tiver um ponto 1, isso significará que A levará o dobro do esforço em comparação com a conclusão de B.
No entanto, videogames e pontos de história têm uma semelhança: pontos de referência .
Por exemplo, digamos que duas equipes estão construindo dois jogos móveis de quebra-cabeça semelhantes.
O nível 10 no primeiro jogo de quebra-cabeça não seria necessariamente tão difícil quanto o nível 10 no segundo jogo de quebra-cabeça, certo?
Da mesma forma, sua equipe pode atribuir um valor de ponto de história de 8 a uma história de usuário e outra equipe pode fazer uma estimativa de 13 pontos para uma história semelhante. O valor de seus pontos de história depende totalmente de sua equipe e de sua tarefa.
Por que usar pontos de história em Agile?
Nós sabemos o que você está pensando.
Nós realmente precisamos usar métodos de estimativa Agile como pontos de história?
Não podemos simplesmente usar estimativas de tempo ?
Bem, você pode, mas os pontos da história são uma estimativa muito mais precisa .
Os pontos de história permitem calcular a velocidade da equipe e estimar o trabalho de maneira objetiva.
1. A velocidade da equipe pode ser calculada
A velocidade da sua equipe é uma métrica importante que você simplesmente não pode ignorar.
Por que?
Ao calcular a velocidade da sua equipe, você pode visualizar:
eficiência da sua equipe Agile
velocidade com que sua equipe Agile está progredindo
Dessa forma, você pode fazer previsões melhores para o cronograma do seu projeto futuro.
Mas o que é velocidade ?
A velocidade ( também chamada de velocidade do sprint ) mostra a quantidade de trabalho que foi feito em cada sprint. É o total de pontos de história concluídos dividido pelo número total de sprints.
Por exemplo, digamos que sua equipe termine 50 pontos de história em 2 sprints.
Então, sua velocidade de sprint será (50/2) = 25 pontos por sprint.
2. Estimativa sem compromissos de tempo específicos
As coisas nem sempre correm conforme o planejado, mesmo em um projeto Agile .
E quando você está usando uma estimativa de tempo , está apenas especificando um tempo aproximado . Você pode gastar mais tempo em tarefas que pensou que seriam concluídas em um instante e vice-versa.
O ponto principal é que é difícil estimar a quantidade exata de tempo necessária para uma tarefa técnica .
Como os pontos de história são um método de estimativa ágil , eles não assumem nenhum compromisso definido (como dentro de uma semana ou na próxima sexta-feira). Em vez disso, eles fornecem uma estimativa relativa do esforço geral que será aplicado em uma tarefa.
Isso ajudará a reduzir o estresse desnecessário de cumprir prazos apertados e irrealistas. Em vez disso, você fica com uma estimativa muito mais razoável e precisa.
3. Os pontos da história não são subjetivos
Às vezes, as pessoas diferem em suas estimativas de quanto tempo levará uma tarefa em um projeto Agile . Isso geralmente leva à subjetividade ao usar estimativas de tempo .
É por isso que essa abordagem nem sempre fornece uma estimativa precisa .
Por exemplo, um desenvolvedor sênior pode atribuir uma tarefa de ‘7 horas’ de acordo com seu padrão, mas pode levar 15 horas para o desenvolvedor júnior concluir a mesma tarefa.
Os pontos de história eliminam esse problema.
Ao calcular um ponto de história Agile, toda a equipe se senta e decide quais pontos atribuir à história do usuário.
Bônus: confira nosso guia sobre planejamento de lançamento ágil !
3 fatores-chave que afetam os pontos da história no Agile
Então, falamos sobre atribuir a história do usuário de acordo com o ‘ esforço ‘ necessário para implementar o item do backlog .
Mas o que exatamente significa esforço ?
Vamos dar uma olhada:
A. Quanto trabalho precisa ser feito ( tamanho da história )
Nem todos os itens do backlog são iguais; um item do backlog do produto pode exigir mais trabalho do que outro.
Por exemplo, suponha que haja dois itens de pendência diferentes:
‘Eu quero uma nova arma para o herói principal, Monkey King’
‘Quero novas armas para todos os heróis’
Qual você acha que vai demorar mais?
A segunda história, claro!
Comparada a ela, a primeira história não vai dar muito trabalho .
Portanto, a segunda história receberá mais pontos do que a primeira devido ao tamanho maior da história .
B. Risco e incerteza
Todo projeto tem seus riscos e incertezas, principalmente com certos tipos de itens pendentes.
Por exemplo: se o item do backlog do produto envolve trabalhar com uma nova estrutura com a qual sua equipe não tem muita experiência, esse fator de risco aumentará o valor do ponto da história .
C. Complexidade
A complexidade é definitivamente um fator muito importante para qualquer técnica de estimativa Ágil .
Aqui estão duas histórias semelhantes com diferentes critérios de aceitação :
‘Quero uma roupa nova para o personagem Geralt’
‘Quero um novo ataque especial para Geralt’
Observe a diferença em sua complexidade ?
O primeiro é um pedaço de bolo, apenas alguns ajustes aqui e ali, e pronto!
O segundo exige que você codifique um novo ataque especial e veja como ele funciona no jogo.
Então, você terá que testar os bugs.
Naturalmente, durante o processo de estimativa de esforço, essas histórias de usuários claramente ganham mais pontos.
Bônus: confira nosso guia sobre Dívidas Tecnológicas !
Como os Story Points são calculados no Agile
Você pode calcular os pontos da história do Agile criando uma história base, escolhendo sua escala e técnica de estimativa e calculando de acordo.
A estimativa do ponto da história geralmente é feita usando um método chamado ‘ pôquer de planejamento ‘.
Parece interessante, certo?
Vamos agora aprender como fazer uma estimativa de story point :
1. Crie uma história básica
Arrume a mesa de pôquer
A primeira etapa da técnica de estimativa é criar uma história de referência ou história de linha de base .
É uma história de usuário concluída de um ciclo de iteração anterior atribuído a um valor de ponto de história (geralmente 1 para simplificar).
Este será o seu ponto de história normalizado .
O backlog do produto também é apresentado com todas as novas histórias de usuários.
2. Escolha uma escala para estimativa
Dê as cartas
Existem duas escalas usadas para estimativa de pontos de história :
Escala linear: contém números naturais como 1, 2, 3 e assim por diante
Escala Fibonacci : números da série Fibonacci como 1, 2, 3, 5, 8 e assim por diante
Para simplificar, a maioria das equipes ágeis tende a escolher a série Fibonacci para sua estimativa de pontos de história .
Nesta técnica de estimativa , a escala de Fibonacci é então inserida em uma tabela onde você pode atribuir qualquer história de usuário a um valor.
Veja como fica uma tabela de estimativa quando a equipe começa a preenchê-la!
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