Metodologia Ágil XP: Benefícios no Desenvolvimento de Software

Metodologia Ágil XP: Quer saber o que é XP no Agile ?

O XP pode soar como algo saído de um videogame, mas não é!

Na realidade, XP significa Extreme Programming, uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em Agile . O XP pega todas as práticas de programação convencionais conhecidas as aumenta para onze!

Parece incrível, certo?

Neste artigo, aprenderemos mais sobre essa empolgante metodologia, como ela funciona, as práticas de engenharia que ela segue e a melhor ferramenta para ajudá-lo a gerenciar uma equipe XP.

É jogo!

O que é ágil ?

Antes de entrarmos no XP, precisamos explicar brevemente o processo Agile e de onde ele veio.

Antes do surgimento do Agile, as equipes de engenharia de software criavam um plano fixo e passavam meses (em alguns casos, até anos!) desenvolvendo um produto completo.

Isso é equivalente a criar um videogame inteiro de uma só vez!

No entanto, esse processo de desenvolvimento demorou muito! 

Assim, em 2001, o manifesto Agile foi lançado e apresentou a metodologia Agile a milhões de equipes de desenvolvimento de software .

O processo Agile reduziu o ciclo de vida do desenvolvimento de anos para apenas alguns meses!

Como?

De acordo com a metodologia Agile, você divide seu projeto em ciclos de desenvolvimento menores chamados sprints. Sprints são rajadas curtas de trabalho que duram entre 3-4 semanas.

Durante o sprint, uma equipe de desenvolvimento Agile trabalha na criação de um modelo de software funcional .

O software não precisa ter todos os recursos, apenas os recursos essenciais que os usuários desejam. Pense nisso como lançar um jogo com um número limitado de níveis. 

Mas ninguém quer um jogo ou produto inacabado, certo?

Não se preocupe, os recursos e conteúdos restantes serão adicionados em sprints futuros.

Ao final de cada sprint, os usuários experimentam o software ágil e dão feedback sobre como melhorar o produto.

Esse processo continua até que você crie algo que deixe os clientes o mais felizes possível!

O que é programação extrema ?

Digamos que Mario seja um desenvolvedor em sua empresa e você recentemente recebeu um projeto com um prazo apertado de algumas semanas.

Agora você precisa de Mario para produzir software de alta qualidade nesse curto espaço de tempo.

Se estivéssemos em um videogame, você daria a ele um aumento de poder com uma flor de fogo, mas não é assim que funciona no mundo real. 

Em vez disso, você pode apresentá-lo ao Extreme Programming .

Extreme Programming é um subconjunto da estrutura Agile que ajuda sua equipe de desenvolvimento a produzir um modelo de software funcional em iterações muito curtas.

Quão curto?

Bem, uma iteração XP padrão (ou sprint) dura apenas 1-2 semanas! 

Mas de onde veio o Extreme Programming ?

História da programação extrema

Os anos 90 viram o surgimento de duas coisas: Mario Kart e a internet! 

E o último acelerou a taxa na qual as empresas transferiam informações.

E por causa disso, o sucesso de uma empresa dependia da rapidez com que ela criava produtos. Assim, as empresas tiveram que encurtar seu ciclo de vida de desenvolvimento de software rapidamente.

Uma das ideias que ajudaram as empresas a fazer isso foi a metodologia Extreme Programming,  introduzida por Kent Beck . Ele estabeleceu as regras e práticas de engenharia que permitiram aos desenvolvedores melhorar a qualidade do software responder rapidamente aos requisitos do cliente.

Quais são as funções dentro de uma equipe XP ?

Como qualquer outra abordagem ágil , o Extreme Programming exige que os membros da equipe assumam algumas funções e responsabilidades específicas.

Vamos dar uma olhada nas funções comuns dentro de uma equipe XP :

1. Clientes

Como todo o projeto é para os clientes, eles são essencialmente os líderes da equipe . 

Eles colaboram com o gerente de projeto para tomar todas as decisões de negócios relacionadas ao projeto XP , como:

  • Características a serem incluídas
  • Orçamento a ser alocado
  • Prioridades dentro do projeto

Normalmente, o papel do cliente deve ser desempenhado pelo cliente. 

No entanto, um programador ou gerente de projeto experiente pode assumir a função se os clientes não estiverem disponíveis.

2. Desenvolvedores

Eles são os guerreiros da equipe e fazem todo o trabalho pesado.

Eles trabalham nas tarefas definidas pelo cliente. Cada desenvolvedor tem um conjunto único de habilidades que podem ajudá-los a resolver problemas dentro do projeto XP .

3. Rastreadores

Eles são os atiradores de elite que gastam seu tempo tentando trabalhar com mais eficiência.

Além da programação , eles rastreiam métricas relevantes do Agile , como velocidade, gráficos de burndown, etc. 

Isso os ajuda a acompanhar o progresso de sua equipe e identificar onde a equipe pode melhorar.

4. Treinador

Eles são o suporte por trás da equipe , sempre prontos para ajudar.

Normalmente, eles são consultores externos ou Agile Coach com experiência nessa técnica de programação. Eles garantem que a equipe esteja usando todas as práticas de XP corretamente. 

Eles também tentam corrigir quaisquer problemas que a equipe possa ter com XP ou qualquer outra prática Agile .

Quais são as fases no desenvolvimento de programação extrema ?

Depois de montar uma equipe, é hora de atribuí-la a um projeto XP . 

Vamos dar uma olhada no que acontece durante um sprint Extreme Programming:

1. Planejamento

Todo projeto requer planejamento. 

Mesmo um simples jogo de Tetris requer um pouco de planejamento!

tetris gif

O planejamento em um projeto XP não é diferente. 

Durante a fase de planejamento, o cliente e o gerente escrevem todas as histórias de usuário ( recursos de software ). Também definem o valor de negócio de cada um e os prioriza.

A equipe de engenharia de software cria um cronograma de lançamento e divide o projeto em iterações, cada uma com duração de 1 a 2 semanas.

Por fim, os gerentes de projeto criam um gráfico de Gantt ou um cronograma do projeto e o compartilham com a equipe .

2. Gerenciando

O gerente de projeto deve configurar um sistema que permita que a equipe colabore e trabalhe com eficiência.

Por que?

Uma vez que uma equipe de Programação Extrema precisa trabalhar em um ritmo acelerado, deslizes estão prestes a acontecer!

Para evitar que o projeto falhe e queime, o gerente de projeto faz o seguinte:

  • Configure um espaço de trabalho: crie uma área aberta onde os membros da equipe possam sentar-se juntos e trabalhar
  • Organize reuniões diárias: marque uma reunião de 15 minutos todos os dias para discutir o trabalho do projeto
  • Medir a velocidade da equipe : o gerente determina o número de tarefas que uma equipe pode concluir em uma iteração média
  • Defina o ritmo: descubra a duração perfeita para uma iteração, para que sua equipe não fique sobrecarregada
  • Reatribuir trabalho: certifique-se de que o trabalho seja distribuído uniformemente para evitar gargalos

3. Desenhar

Às vezes, o design mais simples pode ser o mais eficaz. 

Uma equipe XP valoriza a simplicidade. 

Eles precisam começar com um design de software descomplicado porque é eficiente e rápido de implementar.

4. Programação

Depois que o design estiver definido, é hora de implementar o código . 

Assim como uma verdadeira equipe Agile , toda a equipe XP se apropria do código .

Qualquer pessoa da equipe é livre para escrever, revisar, corrigir bugs e otimizar o código . 

No entanto, para que esse sistema funcione, algumas regras precisam ser estabelecidas, como:

  • Tendo uma metáfora do sistema
  • Programação em par
  • Integração contínua de código

(mais sobre cada um deles mais adiante no artigo)

O cliente também deve estar presente durante a fase de programação . Eles estabelecem exatamente o que os programadores devem fazer e criar. Caso a equipe esteja travada, o cliente também pode orientá-la, assim como faria um tutorial de jogo!

5. Teste

Esta fase coloca o ‘ extremo ‘ na Programação Extrema .

A maioria dos desenvolvedores codifica primeiro depois testa o programa, enquanto as equipes do XP fazem exatamente o oposto. 

As equipes criam um teste de unidade antes de escrever o código real !

Cada parte do código também precisa passar frequentemente por um teste de aceitação para evitar falhas no código .

12 práticas de programação extrema

Todo método Agile, incluindo o XP, possui regras e práticas diferentes que precisam ser seguidas para utilizá-lo corretamente. 

As práticas do XP foram projetadas especificamente para aumentar a velocidade de desenvolvimento sem prejudicar a qualidade. Pense neles como códigos de trapaça para tornar o processo de desenvolvimento de software Agile mais rápido e eficiente! 

Vamos dar uma olhada em cada prática que define o XP:

1. O Jogo do Planejamento

Nesta prática , a equipe de desenvolvimento e os clientes realizam duas reuniões de planejamento.

Na reunião de planejamento do lançamento, ambas as partes decidem quais recursos do software funcional planejam construir. Esses itens são adicionados ao backlog.

Depois disso, eles se reúnem para uma reunião de planejamento de iteração . Aqui, eles escolhem os itens mais importantes do backlog e os dividem em tarefas menores.

2. Pequenos lançamentos

Nesta prática de programação , a equipe XP lança a primeira versão do software o mais rápido possível. 

Eles então desenvolvem o produto fazendo pequenas mudanças em cada iteração. 

Pequenos lançamentos são ótimos para a equipe XP porque permite:

  • Receba feedback frequente
  • Detectar bugs mais cedo
  • Monitore como o produto funciona facilmente

3. Metáfora

Uma metáfora do sistema é o que é usado para garantir que seu código seja fácil de entender. 

Por exemplo:

Um nome de função como Open_loot_box() é autoexplicativo. 

Qualquer desenvolvedor pode entender facilmente que esse pedaço de código permite que os usuários abram uma caixa de saque.

Da mesma forma, todos os nomes de seus blocos de código XP devem descrever para que o código é usado.

4. Design Simples

Uma equipe XP começa com uma estrutura simples e depois a deixa evoluir a cada iteração. Se houver alguma complexidade desnecessária no código , ela será removida.

A razão por trás disso?

É fácil simplificar o código em um estágio anterior, em vez de editá-lo após algumas iterações.

5. Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD)

E como você escreve um código simples e claro rapidamente?

Com a ajuda de feedback valioso constante.

Antes mesmo de o código ser escrito, a equipe cria um teste de unidade automatizado que precisa ser aprovado.

Somente depois que esse teste de aceitação estiver em vigor, o desenvolvedor escreverá uma quantidade mínima de código para passar no processo de teste automatizado .

A princípio, o código do desenvolvedor pode falhar no teste , como todos nós morremos ao jogar Super Mario pela primeira vez; )

No entanto, os desenvolvedores que usam o desenvolvimento orientado a testes aprendem rapidamente com seus erros e alteram a lógica do código até que ele passe no teste de aceitação!

6. Refatoração de código

Outra maneira de garantir um software bem projetado é usar a prática de refatoração Extreme Programming .

Em termos simples, a refatoração é a limpeza do seu código . 

Ele exige que os desenvolvedores melhorem continuamente o código :

  • Removendo código redundante
  • Editando funções desnecessárias

Como resultado, o código final será fácil de ler e manter para iterações futuras.

7. Programação em Par

Mario e Luigi vão adorar esta prática de Programação Extrema !

Por que?

Na programação em pares , dois desenvolvedores sentam-se juntos e trabalham no mesmo código no mesmo sistema. 

Um desenvolvedor de software escreve o código e o outro o revisa simultaneamente.

A cada hora, os papéis são trocados de um lado para o outro. 

Isso garante que todos conheçam os prós e contras de todo o processo de desenvolvimento do sistema .

8. Propriedade Coletiva

Como a equipe do XP trabalha em conjunto, eles se apropriam do código . 

Se algo der errado, não há como apontar o dedo.

Todos são igualmente responsáveis ​​pelo design do software. 

Isso significa que qualquer pessoa pode editar o código ou lançar novas ideias para melhorar o trabalho.

9. Integração Contínua

Cada par de equipes XP trabalha em um recurso diferente do software simultaneamente. A cada poucas horas, eles precisam integrar todas as partes do código em um único sistema.

No entanto, antes que as equipes de engenharia de software adicionem seu código ao software, cada par deve testar seu código . Caso o teste falhe, a dupla corrige o código antes que ele cause algum dano ao projeto!

10. Semana de 40 horas

A metodologia de programação Extreme é fiel ao seu nome. 

Ele espera que os desenvolvedores sejam levados ao limite trabalhando rápido, sendo eficientes e escrevendo código de alta qualidade . Para evitar o esgotamento, as equipes só podem trabalhar menos de 45 horas por semana. 

11. Cliente no local

A comunicação entre o cliente e toda a equipe deve fluir livremente em todos os momentos.

Qual é a melhor solução para isso?

O cliente senta-se junto com a equipe XP para garantir que a equipe esteja criando o produto de acordo com suas especificações exatas.

Se o cliente não estiver disponível o tempo todo, a função pode ser preenchida por especialistas como gerentes de produto, proprietários de produtos e analistas de negócios.

12. Norma de Codificação

Sempre se lembre:

Isso é especialmente verdadeiro para uma equipe XP . 

Toda a equipe deve aderir aos mesmos padrões. E isso significa seguir as mesmas práticas de programação , como usar o mesmo formato ou estilos de programação . Antes de a equipe iniciar o projeto, esses padrões devem ser definidos e acordados.

Por que?

Isso ajuda a manter o código uniforme para que qualquer pessoa da equipe possa:

  • Leia o código rapidamente
  • Detecte problemas com facilidade

As diferenças entre o framework Scrum e o XP

Uma vez que o framework Scrum (outro método baseado em Agile) e o Extreme Programming têm uma forte ênfase na velocidade, pode ser fácil confundir os dois.

No entanto, eles são muito diferentes!

Veja como:

1. Comprimento do sprint

Uma equipe Scrum trabalha em iterações ou sprints que duram de 2 a 4 semanas. 

Considerando que, uma iteração do XP reduz para 1-2 semanas.

2. Flexibilidade

De acordo com o framework Scrum , uma equipe Scrum não permite mudanças no sprint. Uma vez que o sprint backlog foi decidido e o sprint começa, nada de novo pode ser adicionado ao backlog.

As equipes XP podem alterar os itens do sprint backlog durante uma iteração, desde que o trabalho não tenha começado.

3. Sequências

O Scrum é como um jogo de mundo aberto, onde existem muitas missões e histórias, mas você é livre para escolher a ordem em que pode jogá-las.

No Scrum, o product owner prioriza os itens do product backlog (missões), mas cabe ao  Scrum master e ao Scrum team escolher a sequência.

XP é como Super Mario. 

Os níveis já estão definidos e você deve completá-los em ordem.

O trabalho já está priorizado e a equipe precisa realizar as tarefas em uma sequência para obter o máximo de velocidade e eficiência.

Sua equipe ágil deve usar a metodologia XP ?

Equipes ágeis podem economizar muito tempo e dinheiro adotando práticas de XP. 

No entanto, pode ser difícil de usar e não é para todos!

Certifique-se de que sua equipe se qualifica para alguns desses fatores antes de adotar uma prática de Programação Extrema : 

  • Equipes minúsculas: sua equipe deve ter entre 2 a 12 membros
  • Redução de riscos: sua equipe está trabalhando em um projeto com prazos apertados e quer mitigar os riscos
  • Conexão próxima: seu cliente deve ser capaz de trabalhar em estreita colaboração com sua equipe
  • Desenvolvedores diferenciados: sua equipe deve ter desenvolvedores comprometidos e altamente experientes
  • Requisitos rápidos: sua equipe precisa se adaptar rapidamente aos requisitos de projeto que mudam rapidamente

A melhor maneira de gerenciar sua equipe XP

Agora você sabe o que é XP no Agile, e quais são as práticas de Extreme Programming .

Mas apenas saber o que fazer não é suficiente.

Você precisa de uma maneira real de implementar tudo o que aprendeu!

É aí que entra um software como o ClickUp!

dispositivos de clique

O ClickUp é uma das ferramentas de gerenciamento de projetos Agile mais bem avaliadas do mundo. Esta ferramenta de gerenciamento remoto de projetos tem tudo o que você precisa para ajudar sua equipe Agile, independentemente de usar XP, Kanban ou Scrum!

Veja como:

1. Crie uma estratégia de iteração épica com o Gantt View

Uma equipe XP precisa fazer toda a sua programação em um cronograma apertado. 

Caso contrário, o projeto ficaria inacabado como o jogo Half-Life 3 , cujo processo de desenvolvimento está estagnado há mais de 10 anos!

Visualização de Gantt

Felizmente, com o Gantt View do ClickUp, seu projeto XP não sofrerá o mesmo destino do HL3!

Os gráficos de Gantt visualizam as tarefas que precisam ser concluídas em sequência, como uma linha do tempo do projeto! Cada tarefa tem uma data de início e término, para que o tempo de desenvolvimento de sua equipe não seja exagerado.

gráfico de Gantt clickup 3.0

Veja o que você pode fazer com os gráficos de Gantt do ClickUp:

  • Reagende automaticamente suas dependências sempre que fizer uma alteração
  • Visualize a porcentagem de progresso do projeto com base nas tarefas concluídas em relação ao total de tarefas
  • Determine o caminho crítico , uma cadeia de tarefas que é crítica para a conclusão do seu projeto 
  • Crie tarefas dependentes desenhando uma linha entre duas tarefas da seguinte forma:

2. Aumente o desempenho do seu sprint com painéis

Sua equipe XP precisa estar altamente motivada o tempo todo .

E você precisa de números para motivar sua equipe a fazer um ótimo trabalho.

Vamos explicar:

Os videogames ajudam os jogadores a ter um desempenho melhor, apresentando pontuações mais altas.

tela de pontuação máxima do jogo de arcade

Da mesma forma, os líderes de equipe usam métricas ágeis  para motivar sua equipe a ter um desempenho melhor.

É exatamente por isso que você precisa dos Dashboards do ClickUp.

A. Painéis

Os Dashboards ClickUp permitem que você acompanhe o desempenho de sua equipe o tempo todo!

É composto por dados de exibição de Widgets como:

  • Gráficos de velocidade: ajuda a equipe a descobrir quantos itens do sprint backlog eles podem lidar em um único sprint
  • Burn-up Charts : mostra a quantidade de trabalho restante no projeto
  • Burndown Charts : determina se a equipe conseguirá terminar suas tarefas antes do deadline
  • Diagramas de fluxo cumulativos : revela gargalos ocultos no processo de desenvolvimento
painel de cliques

E a melhor parte é que é totalmente personalizável.

Assim, você pode acompanhar o progresso da equipe da maneira que escolher.

B. Relatórios do local de trabalho

ClickUp gera automaticamente Relatórios de Funcionários, então você não precisa! 

relatório de cliques

Estes são úteis durante a revisão do projeto: 

  • Relatório de tarefas concluídas: exibe o número de tarefas concluídas por cada membro da equipe
  • Worked On Report: exibe o número de tarefas das quais cada membro da equipe fez parte
    • Quem está por trás do relatório: revela os membros da equipe com o maior número de tarefas inacabadas
    • Time Tracked Report: mede o tempo gasto em tarefas por cada membro da equipe
  • Relatório de pontos do espaço de trabalho: motiva os membros da equipe a concluir mais tarefas, recompensando-os com pontos

3. Acelere a comunicação com Comentários

Uma equipe de XP sem canais de comunicação é como comparecer a uma luta de chefe sem nenhuma preparação:

dois gatos prestes a brigar gif

Ambos estão fadados ao fracasso!

As equipes de programação extrema precisam colaborar e se comunicar continuamente para concluir seu trabalho rapidamente. Felizmente, cada tarefa no ClickUp tem uma seção de comentários dedicada.

A. Comentários

Além de notificar os membros da sua equipe sobre algo, você também pode usar os comentários para fazer muito mais 

comentários de clique

Aqui estão alguns exemplos:

  • Compartilhamento de documentos e arquivos
  • Compartilhamento de links
  • Marcando usuários
  • Mencionando outras tarefas
  • Criando tópicos de comentários

Seus clientes podem até mesmo deixar um feedback eficaz com comentários atribuídos .

Isso permite que eles convertam seus comentários em uma tarefa acionável para um membro da equipe. O membro da equipe será notificado sobre isso para garantir que nunca pronuncie essas duas palavras infames, ‘Eu esqueci!’

atribuir no clique

B. Visualização de bate-papo

A maioria dos novos videogames possui um recurso de salvamento automático que salva seu progresso automaticamente.

Não seria legal se o mesmo pudesse acontecer com seus comentários? 

O ClickUp salva automaticamente todos os seus comentários, links de tarefas , links externos e anexos em uma visualização prática!

clique em visualização de bate-papo

Nesta visão, sua equipe Agile pode compartilhar códigos uns com os outros, com a ajuda da formatação de texto de código! 

Além disso, toda a sua equipe também pode iniciar um tópico de bate-papo dedicado para um projeto específico.

Pensamos que terminamos?

gif do dedo abanando do Sonic

Aqui estão mais alguns recursos do ClickUp que podem ser usados ​​por qualquer pessoa , e não apenas pelas equipes Agile :

  • Exibições flexíveis: organize suas tarefas em uma lista de verificação, quadro Kanban ou formato de calendário
  • Automações: economize muito tempo automatizando processos de trabalho
  • Perfis : veja no que os membros da sua equipe estão trabalhando em tempo real
  • Rastreamento de tempo nativo: gerencie seu tempo com eficiência para gerenciamento remoto eficiente de projetos
  • Estátuas personalizadas: crie seus próprios status para se adequar ao fluxo de trabalho de sua equipe

Conclusão

Agora você não precisa se perguntar: ‘ O que é XP no Agile ?’ 

A programação extrema é uma metodologia Agile revolucionária que pode dobrar a velocidade de desenvolvimento de sua equipe !

No entanto, não é tão fácil de implementar. 

E usá-lo incorretamente pode até tornar sua equipe menos eficiente!

Mas não se preocupe.

Um software de gerenciamento ágil como o ClickUp pode guiar sua equipe nessa jornada. O ClickUp tem todos os recursos necessários para executar um projeto Agile bem-sucedido , como listas de sprint , documentos e muito mais!

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